O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) liberou a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a obra de alargamento da faixa de areia da praia do Gravatá, em Navegantes.
A Praia do Gravatá tem sofrido com a erosão, que reduziu a faixa de areia ao longo dos últimos anos. Mas a experiência de outros municípios catarinenses com obras de alargamento aponta que elas têm impacto econômico, especialmente na construção civil.
A próxima etapa que será tocada pela prefeitura é o lançamento da licitação, com previsão de ser concluída em três meses. Em paralelo, será finalizado o licenciamento que autoriza o início das obras.
O cronograma prevê um mês na mobilização de equipamentos e mais três meses para o engordamento da praia. A prefeitura espera começar os trabalhos até abril de 2024, depois da temporada de verão.
Serão utilizados 420 mil m³ de areia, numa extensão de 2,3 mil metros, entre o molhe até cerca de 100 metros ao norte da foz do Ribeirão das Pedras, no limite do bairro Gravatá com a Meia Praia.
O alargamento ainda permitirá criar espaços de lazer para moradores e turistas, potencializando o turismo, e recuperar a vegetação de restinga. A previsão é que a obra estenda-se por cerca de 4 meses, até sua conclusão.
Comments